Você está visualizando atualmente Arrancam hoje, 13 de Setembro, as inscrições para a 2ª edição do Prémio Literário da Fundação Gianni Gaspar Martins, e vão até ao dia 18 de Outubro

Arrancam hoje, 13 de Setembro, as inscrições para a 2ª edição do Prémio Literário da Fundação Gianni Gaspar Martins, e vão até ao dia 18 de Outubro

A Fundação Gianni Gaspar Martins, doravante GGMF, informa ao público leitor, amantes da Literatura, que estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prémio Literário GGMF. Na primeira edição, 2023-2024, no ano da prosa, venceu, o escritor e estudante de letras David Gaspar, com a obra 542 anos em Coma. A presente edição, 2024-2025, vai premiar exclusivamente livros do género lírico (poesia). O regulamento do prémio está disponível no site www.premioliterarioggmf.com.

O sistema da avaliação das obras realizar-se-á em duas fases. Na primeira fase, uma equipa liderada pelo professor, escritor e crítico literário Hélder Simbad fará a triagem das obras que chegarão à finalíssima. Na segunda fase, o júri, tal como na edição anterior, será composto por cinco elementos, nomeadamente, David Calivala (Docente Universitário e Crítico Literário, Benguela), Josefa Conde (Docente Universitária e Escritora, Luanda), Hamilton Venocanya (Professor, Crítico Literário, Cunene) e Estêvão Ludi (Docente Universitário, escritor e crítico literário) e Bel Neto (escritora).

A organização informa que, doravante, haverá rotatividade dos júris, sendo que, em cada edição, convidar-se-ão júris que se ajustem às especificidades do género a ser premiado, de acordo com a formação, área de investigação e eventualmente produção literária.

O prémio literário GGMF visa fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a Língua Portuguesa, incentivar a criação literária, premiar novos autores e divulgar as obras com o nível de excelência que se exige.

A Fundação Gianni G. Martins é uma organização não-governamental, privada sem fins lucrativos, constituída a 24 de janeiro de 2020, cujo objectivo é a implementação e o apoio de projectos sociais que visam o aumento das capacidades intelectuais de crianças, adolescentes e jovens adultos. De igual modo, a Fundação apoia também projectos que promovem a preservação do ambiente.

Razões das mudanças

  1. A rotatividade do júri livra o prémio do comodismo e de eventuais vícios;
  2.  A mudança em cada edição de género literário obriga a que o júri seja adequado às especificidades do género a ser exigido em cada edição. Ademais, a sociedade conhece as potencialidades de cada um dos júris escolhidos;
  3. A criação de uma equipa idónea de trabalho garante melhor organização e garante que as obras que cheguem à final sejam de qualidade e, à partida, teremos sempre um vencedor com competências literárias.

A coordenação do Prémio Literário GGMF

Luanda 09 de Setembro de 2024